Livros

Cegueira, um Ensaio | Fernando Meirelles

Para saber mais, veja programas da TV Cultura:

Livro de impressões e curiosidades do renomado diretor Fernando Meirelles, sobre os bastidores do filme “Blindness”, baseado no livro do escritor português José Saramago. O projeto foi proposto pela escritora Silvinha Meirelles, e pensado, visualmente, de forma a ecoar o filme: a cegueira é branca, não escura, e se apresenta ao início, tornando-se imunda no decorrer da história, pelas ruas e personagens, em paralelo ao papel branco e aveludado da capa que também encarde com o tempo. O braile está presente no título que só o cego é capaz de ler, como o cego no filme, única pessoa capaz de “ver” entre os doentes. A tarja da capa, é a venda nas imagens sacras, possivelmente representando a perda da fé. Verniz “molhado” em certas páginas, insinua uma leitura tátil do livro, marcando a chuva que chega para aliviar, temporariamente, o sofrimento. E um roteiro grampeado com versão anterior à final para comparação, para o leitor, ao manusear, sentir como se fizesse parte da produção do filme, já que o livro traz, acima de tudo, preciosos ensinamentos sobre a produção cinematográfica. Fotos exclusivas feitas no Canadá, Uruguai e Brasil ilustram a rica edição de imagens com elenco internacional com nomes como Julienne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael Garcia Bernal. Fiz o trabalho de edição fotográfica, sugestão de boxes de conteúdo com caráter mais didático que explicasse termos de cinema desconhecidos para curiosos fora do meio, desenvolvimento de projeto gráfico (formato, acabamentos, papéis), acompanhamento/aprovação de tratamento de imagem e colocação em editora interessada.

 

PME | Oxford University Press

Material para alfabetização e aprendizado do currículo brasileiro desenvolvido pelas equipes da editora Oxford no país para o Ensino Fundamental 1, ou seja, 1º ao 5º ano escolar. Um grande número de profissionais muito competentes e comprometidos elaborou o material que prima pelo cuidado visual e pela excelência no conteúdo e no desenvolvimento das habilidades das crianças em formação. Foram aproximadamente 15 mil páginas criadas “do zero”, da composição e desenvolvimento do projeto gráfico, pesquisa pedagógica (textos, fotos, ilustrações etc), passando por revisão, licenciamentos, tratamentos de imagem, diagramação, coordenação de equipes internas e externas, produção de jogos digitais e animações, à pesquisa de novos materiais, como imãs (ábaco com suas pecinhas em matemática, lousa com letrinhas em português, sistema solar em ciências), até a impressão final: uma produção impressionante em tempo recorde!

https://global.oup.com/brasil/programamultiplo/

Atlas Geográfico & Histórico | Editora Scipione

O desafio era o de criar um Atlas para ensino médio, como material de apoio às escolas públicas, que fugisse do lugar comum. Apresentamos um projeto elegante e sugeri a inserção de uma linha do tempo que corresse por todo o livro, expandindo o conteúdo, para apresentar alguns temas que normalmente não estariam presentes em um atlas: um pouco de história da arte, arquitetura, vestuário de cada época, retratos de personalidades importantes e ilustrações de revoluções. Dessa forma, alunos sem a possibilidade de viajar e conhecer os locais poderiam ter acesso à informação de forma complementar e facilmente reconhecível, sendo auxiliado no processo de compreensão do conteúdo com referências visuais pertinentes . O resultado ficou bastante rico, contando com infográficos e desenhos de profissionais muito talentosos e a parceria de Giovanna Angerami. 3º colocado no Concurso Jabuti de 2012. A ilustração de capa foi encomendada pela editora a partir de um estudo bastante inicial, onde inseri as cores marcantes do miolo para marcar as épocas estudadas.
© Editora Scipione Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pela editora Scipione.

Uso de cores na decoração

Projeto editorial pessoal fotografado por Cacá Bratke para possível venda para fornecedores de tinta ou clientes no ramo de decoração. Ainda sem cliente final

O Livro das Ervas, Especiarias e Pimentas | Publifolha

O Livro das Ervas, Especiarias e Pimentas: guia visual para cozinheiros amadores e amantes da cozinha aromática. Elegantemente fotografado por Ella Durst, o título traz curiosidades e origem de 40 temperos, facilmente encontrados no País, com pesquisa de Gabriela Erbetta. Traduções para outras línguas facilitam seguir receitas internacionais. A escala de cores esquenta conforme passamos das ervas frescas para os temperos secos, e finalmente, as pimentas. Pode ser vendido em quantidade para empresas, com aplicação da marca, juntamente com o logotipo da Editora Publifolha. Esgotado, sem previsão de reimpressão.
© Publifolha Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pela editora Publifolha.

O Livro dos Amuletos | Publifolha

O Livro dos Amuletos: dicionário básico de 40 amuletos usados no Brasil, que ilustram a grande diversidade cultural do País. Talismãs de todas as partes do mundo são apresentados em cores vivas, acompanhados de explicações de uso e de histórias. Textos de Gabriela Erbetta, com fotos de Carlos Cubi. Pode ser vendido em quantidade para empresas, com aplicação da marca, juntamente com o logotipo da Editora Publifolha.
© Publifolha Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pela editora Publifolha.

O Livro das Crendices | Publifolha

O Livro das Crendices: rimadas com muito humor por Silvia Meirelles, 40 superstições comuns no Brasil são lindamente ilustradas por Ricardo Cammarota. Pode ser vendido em quantidade para empresas, com aplicação da marca, juntamente com o logotipo da Editora Publifolha.
© Publifolha Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pela editora Publifolha.

Kits de tecido

Kit em tecido de chita com amarração e pequenos talismãs como fecho, para divulgação de trio de mini-dicionários visuais: O Livro dos Amuletos, O Livro das Ervas, Especiarias e Pimentas e O Livro das Crendices. Embalagem criada por Marilda Brandão para títulos editados pela Publifolha com enfoque na cultura brasileira.
© Publifolha Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pela editora Publifolha.

As Três Mulheres Sabidas | Teatro Infantil

Para saber mais, veja:

Para o programa da peça “As Três Mulheres Sabidas”, dirigido por André Garolli e Luciana Viacava, foram desenvolvidos joguinhos pedagógicos relacionados ao espetáculo. As atrizes Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Priscilla Herrerias também foram fotografadas nos figurinos da peça e apresentadas às crianças dentro de um bloquinho para desenhar e completar as atividades, em uma forma lúdica e divertida de ensinar as crianças enquanto brincam e aprendem. Assim, em vez de criar um flyer que certamente iria para o lixo, pude apresentar o elenco e criar um caderninho de anotações ou desenhos que permaneceria por mais tempo com a plateia após o espetáculo

Trair e Coçar é só Começar | Capa

Capa e estudos de cores para livro comemorativo de 25 anos da peça “Trair e Coçar é Só Começar”, de Marcos Caruso. Roteiro da comédia de grande sucesso recordista em apresentações no país. Projeto editado pelo selo Benvirá, da editora Saraiva. Sugestões mais engraçadas foram apresentadas, mas a escolha foi pelo AllType

Decoração | Livro

Projeto pessoal de livro de decoração fotografado por Cacá Bratke. Desenvolvimento de conteúdo, formato, edição e acompanhamento fotográfico, escolha de locações e equipe adequada ao perfil do trabalho. A procura de patrocinadores.

Estudos de capa para trilogia Red Riding

Sugestões de capas gráficas para trilogia de mistério “Red Riding” para Editora Saraiva. A editora reprovou os estudos, mas lançou as seguintes capas:

z_plagiosaraiva

Guia Nissan Lugarzinhos

Dividido por regiões, o livro, elaborado com conteúdo dos Guias 4 Rodas, da Editora Abril (exceto imagens com carro), traz ilustrações de Joana Lira e belas fotografias. Com texto introdutório de Luis Fernando Veríssimo, apresenta 101 dicas imperdíveis de lugares charmosos, de Roraima ao Rio Grande do Sul. Finalista do Grand Prix de Mídia – Prêmio Abril 2004.
©Editora Abril Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pela Editora Abril

CRN

Livro comemorativo de 30 anos do Conselho Regional de Nutricionistas em São Paulo, sobre a trajetória do grupo, aquisição de sedes, etc, ricamente documentado nas 144 páginas editoriais. Capa com reserva de verniz alto brilho simulando textura das paredes do imponente escritório principal situado na Avenida Faria Lima, São Paulo. Projeto de desenvolvimento de formato, diagramação, direção de arte para retratos, edição fotográfica e produção gráfica geral.

Restart | Coração na Mão

Projeto gráfico de capa e miolo aprovados conforme enviado à editora para finalização, além de ilustrações da band teen nacional de maior sucesso no momento da publicação.

Crianças do Consumo

Crianças do Consumo: design para capa de livro sobre os riscos da  crescente obesidade infantil em todo o mundo, com foco nos malefícios do marketing direcionado às crianças. Ilustrações de massinha, criadas por Morandini, mostram um menino de frente e de costas, com uma chapa de raio-x nas mãos. Dentro da barriga, junk-food, i-pods e celulares. Logotipo (logo) desenvolvido para a ONG.