Livros

Cuspes & Perdigotos | Mikha

Uma escrita atual, feminina, urbana, perturbadora. Uma leitura inevitável. Assim é ‘Cuspes & perdigotos’, da autora paulistana Mikha, segundo volume de contos da trilogia iniciada com ‘Formigas & rabanetes’, coletânea lançada em 2019. Na sequência, a narradora nos apresenta a internação involuntária de uma mulher que, conduzida pela necessidade de vasculhar sua consciência, e a alheia também, acaba por renunciar à “normalidade” para equilibrar-se entre o delírio e a sanidade.

Em seu laboratório pessoal, a autora nos apresenta santos e demônios, amores entre anjos apáticos, sibilos acorrentados, destroços de corpos de guerras perdidas, fracassos e amizades de sanatório. Ora oferece revelações instantâneas como polaroids, ora profundas tristezas como uma antiga fotografia de casamento perdida no mercado de pulgas. A leitura dos ácidos textos não requer ordem, mas nem por isso é desconexa. A loucura inerente do ser humano vai sendo alinhavada – ou suturada – como se as dores pudessem ser curadas. No caso de ‘Cuspes & perdigotos’, as feridas são fechadas a seco, sem anestesia.

“Entorpecidos já estamos todos nós. Escrevo, pois receio a paralisia”, explica Mikha. “Talvez numa tentativa inútil de organizar o caos que é essa vida que tanto tento controlar e que me foge, diariamente, pelas mãos. Só se faz precisa pelos dedos, no ato da escrita.”

A jornalista e escritora Regina Valadares alerta no prefácio: “Não pense você que encontrará frufrus e florzinhas nas quinze histórias que essa autora enfileira diante de nossos olhos extasiados. Cuspes & perdigotos é o que ela nos promete e cumpre. Sempre em primeira pessoa, sempre sem negar o protagonismo de seus atos, Mikha narra episódios fortes com uma lucidez desconcertante.”

Texto e assessoria de imprensa por Christina Lima/Cafuné Comunicação e Cultura
Contato: (21) 99617-4841

Design de capa e miolo do livro: Raul Loureiro

Tradução: Alison Entrekin

Valor: R$ 50,00 + frete
Whatsapp: (11) 99635-7608 
Editora Raiz: https://www.editoraraiz.com.br/index.php/produto/cuspes-perdigotos/
Livraria da Travessa: https://www.travessa.com.br/Busca.aspx?d=1&bt=cuspes%20^%20perdigotos&cta=00&codtipoartigoexplosao=1

 

Criação de lambes e lançamento

 

Formado em publicidade e propaganda na PUC Campinas e apaixonado por arte urbana, Chrystian começou seus experimentos de colagem de lambe em 20018. Sobre sua arte pelas paredes urbanas, o artista descreve: “Quando comecei a colar os lambes sentia que estava decorando a cidade como quem decora uma parede branca com quadros, e assim minha casa ficava cada vez maior”.

Conheci Chrys, o artista dos lambe-lambes desenvolvidos para o lançamento, numa oficina do artista Bueno Caos, famoso por colar Pelés beijoqueiros pelos muros do mundo, abraçados com Monalisa, Salvador Dalí, Maradona e muitas personalidades conhecidas por todos. A primeira vez que vi Pelé abraçado a um extraterrestre foi em Londres, na companhia de um dos melhores amigos, já falecido e que me prestigiou com a possibilidade de mais uma escrita através de sua experiência relatada na Faixa de Gaza. Fiz uma foto do Pelé na rua, ainda analógica. Anos mais tarde descobri que o artista era brasileiro e me inscrevi no workshop dele, Em São Paulo, ganhando como herança um amigo-artista que mesclava poesias com imagens. Então, para o livro, tão urbano, não poderia haver uma forma de divulgação mais intrigante e criativa.

Chrys leu o livro em uma dia e fez marcações imagéticas sobre cada conto, criando as imagens que vemos distribuídas pela cidade com trechos escolhidos meticulosamente por ele para ilustrar cada texto. Sobre seu processo de criação, escreve: “O título do livro com a palavra “cuspes” pedia, mesmo que sem intenção, por um lambe, e o processo criativo foi super prazeroso. Enquanto fazia a leitura de cada um dos contos, ia anotando símbolos, objetos, sentimentos, que visualmente me remetiam a cada acontecimento, para que colocasse em prática a criação das artes que amarraria toda essa ideia!”

Chrystian
Imergirart

 

Lançamento: 9 de Outubro de 2021, sábado

Horário: 14h00-17h30

Local: Flor do Dia (boteco aberto e arejado)

Rua Oscar Freire, 2505, em frente ao metrô Sumaré, São Paulo, SP

 

Formigas & Rabanetes | Mikha

Formigas & rabanetes: livro 1 da trilogia

“Difícil passar ileso por esses 14 relatos que compõem o “Formigas e rabanetes”, da queridíssima e afiada Mikha.
O sarcasmo, a loucura, a pulsão em direção a algo que não seja uma vida medíocre, a não submissão a qualquer Jesus de motel, tudo isso passa pelo liquidificador criativo da Mikha, que preenche o estofo de sua personagem com um senso crítico agudo e feroz, seja afundando o pé por estradas californianas ou cravando unhas em calabouços acolchoados de instituições psiquiátricas.
Ela havia me dito dava para devorar seu livro em uma sentada, ledo engano, quase fiquei como o homem convulso do conto 192.
Recomendo aos que não tem medo do sarcasmo e da hipocrisia.”

Crítica do escritor de “Horses”, Agnaldo Nascimento

 

Valor: R$ 45,00 + frete

Editora Raiz  no link: https://www.editoraraiz.com.br/

Livraria da Travessa  no link: https://www.travessa.com.br/formigas-e-rabanetes/artigo/da823fdc-3095-40fe-a503-0a7b788d1260?pcd=041

 

Sobre a edição:

O nome original era “Meus Despedaços”, traduzido ao inglês para “Shards of Me”. O título foi trocado, após um editor muito conceituado elogiar o texto e insistir que eu deveria colocar o nome do livro, já que achou “horrível”, nas palavras dele, pelo nome de qualquer um dos contos, que considerava com excelentes títulos.

Rosane Pessanha, editora responsável pela publicação, dividiu o livro em três partes, colocando ao final de cada livro, sempre dois contos traduzidos para o inglês. O “Formigas&Rabanetes”, é portanto, o primeiro volume de uma trilogia.

O livro não apresenta ordem cronológica e pode ser aberto aleatoriamente. É um apanhado de contos desenvolvidos por quase dez anos, entre outros textos, em uma oficina de escrita criativa e leitura realizada pela Professora Doutora Malu Zoega. Há uma linha que entrelaça todas as histórias, mas o tempo cronológico não se faz necessário.

Fui muitíssimo auxiliada por críticas de minhas colegas de aula, Silvinha Meirelles e Tuty Mekhitarian Novoa, ao longo de quase dez anos de produção. Agradeço pelas sugestões de mudanças na capa, ao artista Ricardo Cammarota. E sou muito grata também ao Rui Alão por sempre me incentivar a colocar meus textos para leitura.

Design de capa: Mikha

Design do miolo: Editora Raiz

Tradução: Alison Entrekin

Conto em Casa | Coletânea infantil

Durante a pandemia que chegou oficialmente ao Brasil em Março de 2019, a Editora Raiz convidou escritores do Brasil e de Portugal para escreverem um livro infantil. Todo o lucro das vendas até o lançamento foi doado para a Instituição Gamboa Ação que cuida de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Uma lista de temas foi colocada aos autores. Escolhi falar de morte com delicadeza, mas não ignorando o fato, de que as crianças estavam sendo submetidas a uma realidade bastante dura: das perdas inevitáveis pelo número altíssimo de mortes à tristeza dos familiares e às imagens que diariamente estavam sendo projetadas nos noticiários, como a de covas, enterros, caixões e lágrimas. Mantive, deliberadamente, a criança sem definição de gênero, para que os leitores pudessem visualizar livremente suas escolhas, assim como resolvi não misturar qualquer tipo de crença religiosa ou ilustrar uma família “margarina” e perfeita, composta de pai, mãe e irmãos, algo que também faz mais parte da fantasia coletiva do que da realidade infantil de boa parte dos brasileirinhos. A edição foi feita por Rosane Nunes e as ilustrações são de Chica Batella. O livro pode ser adquirido pelo site da editora: https://www.editoraraiz.com.br/index.php/produto/conto-em-casa/

Animação de lançamento. Só clicar:

JUDX4804

Cegueira, um Ensaio | Fernando Meirelles

Para saber mais, veja programas da TV Cultura:

Livro de impressões e curiosidades do renomado diretor Fernando Meirelles, sobre os bastidores do filme “Blindness”, baseado no livro do escritor português José Saramago. O projeto foi proposto pela escritora Silvinha Meirelles, e pensado, visualmente, de forma a ecoar o filme: a cegueira é branca, não escura, e se apresenta ao início, tornando-se imunda no decorrer da história, pelas ruas e personagens, em paralelo ao papel branco e aveludado da capa que também encarde com o tempo. O braile está presente no título que só o cego é capaz de ler, como o cego no filme, única pessoa capaz de “ver” entre os doentes. A tarja da capa, é a venda nas imagens sacras, possivelmente representando a perda da fé. Verniz “molhado” em certas páginas, insinua uma leitura tátil do livro, marcando a chuva que chega para aliviar, temporariamente, o sofrimento. E um roteiro grampeado com versão anterior à final para comparação, para o leitor, ao manusear, sentir como se fizesse parte da produção do filme, já que o livro traz, acima de tudo, preciosos ensinamentos sobre a produção cinematográfica. Fotos exclusivas feitas no Canadá, Uruguai e Brasil ilustram a rica edição de imagens com elenco internacional com nomes como Julienne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael Garcia Bernal. Fiz o trabalho de edição fotográfica, sugestão de boxes de conteúdo com caráter mais didático que explicasse termos de cinema desconhecidos para curiosos fora do meio, desenvolvimento de projeto gráfico (formato, acabamentos, papéis), acompanhamento/aprovação de tratamento de imagem e colocação em editora interessada.

 

PME | Oxford University Press

Material para alfabetização e aprendizado do currículo brasileiro desenvolvido pelas equipes da editora Oxford no país para o Ensino Fundamental 1, ou seja, 1º ao 5º ano escolar. Um grande número de profissionais muito competentes e comprometidos elaborou o material que prima pelo cuidado visual e pela excelência no conteúdo e no desenvolvimento das habilidades das crianças em formação. Foram aproximadamente 15 mil páginas criadas “do zero”, da composição e desenvolvimento do projeto gráfico, pesquisa pedagógica (textos, fotos, ilustrações etc), passando por revisão, licenciamentos, tratamentos de imagem, diagramação, coordenação de equipes internas e externas, produção de jogos digitais e animações, à pesquisa de novos materiais, como imãs (ábaco com suas pecinhas em matemática, lousa com letrinhas em português, sistema solar em ciências), até a impressão final: uma produção impressionante em tempo recorde!

https://global.oup.com/brasil/programamultiplo/

Atlas Geográfico & Histórico | Editora Scipione

O desafio era o de criar um Atlas para ensino médio, como material de apoio às escolas públicas, que fugisse do lugar comum. Apresentamos um projeto elegante e sugeri a inserção de uma linha do tempo que corresse por todo o livro, expandindo o conteúdo, para apresentar alguns temas que normalmente não estariam presentes em um atlas: um pouco de história da arte, arquitetura, vestuário de cada época, retratos de personalidades importantes e ilustrações de revoluções. Dessa forma, alunos sem a possibilidade de viajar e conhecer os locais poderiam ter acesso à informação de forma complementar e facilmente reconhecível, sendo auxiliado no processo de compreensão do conteúdo com referências visuais pertinentes . O resultado ficou bastante rico, contando com infográficos e desenhos de profissionais muito talentosos e a parceria de Giovanna Angerami. 3º colocado no Concurso Jabuti de 2012. A ilustração de capa foi encomendada pela editora a partir de um estudo bastante inicial, onde inseri as cores marcantes do miolo para marcar as épocas estudadas.
© Editora Scipione Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pela editora Scipione.

O Livro das Ervas, Especiarias e Pimentas | Publifolha

O Livro das Ervas, Especiarias e Pimentas: guia visual para cozinheiros amadores e amantes da cozinha aromática. Elegantemente fotografado por Ella Durst, o título traz curiosidades e origem de 40 temperos, facilmente encontrados no País, com pesquisa de Gabriela Erbetta. Traduções para outras línguas facilitam seguir receitas internacionais. A escala de cores esquenta conforme passamos das ervas frescas para os temperos secos, e finalmente, as pimentas. Pode ser vendido em quantidade para empresas, com aplicação da marca, juntamente com o logotipo da Editora Publifolha. Esgotado, sem previsão de reimpressão.
© Publifolha Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pela editora Publifolha.

O Livro dos Amuletos | Publifolha

O Livro dos Amuletos: dicionário básico de 40 amuletos usados no Brasil, que ilustram a grande diversidade cultural do País. Talismãs de todas as partes do mundo são apresentados em cores vivas, acompanhados de explicações de uso e de histórias. Textos de Gabriela Erbetta, com fotos de Carlos Cubi. Pode ser vendido em quantidade para empresas, com aplicação da marca, juntamente com o logotipo da Editora Publifolha.
© Publifolha Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pela editora Publifolha.

O Livro das Crendices | Publifolha

O Livro das Crendices: rimadas com muito humor por Silvia Meirelles, 40 superstições comuns no Brasil são lindamente ilustradas por Ricardo Cammarota. Pode ser vendido em quantidade para empresas, com aplicação da marca, juntamente com o logotipo da Editora Publifolha.
© Publifolha Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pela editora Publifolha.

Kits de tecido

Kit em tecido de chita com amarração e pequenos talismãs como fecho, para divulgação de trio de mini-dicionários visuais: O Livro dos Amuletos, O Livro das Ervas, Especiarias e Pimentas e O Livro das Crendices. Embalagem criada por Marilda Brandão para títulos editados pela Publifolha com enfoque na cultura brasileira.
© Publifolha Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pela editora Publifolha.

As Três Mulheres Sabidas | Teatro Infantil

Para saber mais, veja:

Para o programa da peça “As Três Mulheres Sabidas”, dirigido por André Garolli e Luciana Viacava, foram desenvolvidos joguinhos pedagógicos relacionados ao espetáculo. As atrizes Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Priscilla Herrerias também foram fotografadas nos figurinos da peça e apresentadas às crianças dentro de um bloquinho para desenhar e completar as atividades, em uma forma lúdica e divertida de ensinar as crianças enquanto brincam e aprendem. Assim, em vez de criar um flyer que certamente iria para o lixo, pude apresentar o elenco e criar um caderninho de anotações ou desenhos que permaneceria por mais tempo com a plateia após o espetáculo

Trair e Coçar é só Começar | Capa

Capa e estudos de cores para livro comemorativo de 25 anos da peça “Trair e Coçar é Só Começar”, de Marcos Caruso. Roteiro da comédia de grande sucesso recordista em apresentações no país. Projeto editado pelo selo Benvirá, da editora Saraiva. Sugestões mais engraçadas foram apresentadas, mas a escolha foi pelo AllType

Decoração | Livro

Projeto pessoal de livro de decoração fotografado por Cacá Bratke. Desenvolvimento de conteúdo, formato, edição e acompanhamento fotográfico, escolha de locações e equipe adequada ao perfil do trabalho. Projeto ainda a continuar a ser feito, uma vez definido o cliente. 

Estudos de capa para trilogia Red Riding

Estudos de tipologia e uso de imagem para capas gráficas da trilogia de mistério “Red Riding” para Editora Saraiva feitos acima. A editora reprovou todos os meus estudos, mas lançou as seguintes capas (abaixo, com título laranja e vermelho, com penas e a foto das pernas com meia arrastão), usando não apenas a minha composição de texto, como também a mesma pesquisa, em estilo menos “clean” de design, como podem ver pelas sugestões 1 e 2 acima, sem dar os créditos.

z_plagiosaraiva

Guia Nissan Lugarzinhos

Dividido por regiões, o livro, elaborado com conteúdo dos Guias 4 Rodas, da Editora Abril (exceto imagens com carro), traz ilustrações de Joana Lira e belas fotografias. Com texto introdutório de Luis Fernando Veríssimo, apresenta 101 dicas imperdíveis de lugares charmosos, de Roraima ao Rio Grande do Sul. Finalista do Grand Prix de Mídia – Prêmio Abril 2004.
©Editora Abril Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pela Editora Abril

CRN

Livro comemorativo de 30 anos do Conselho Regional de Nutricionistas em São Paulo, sobre a trajetória do grupo, aquisição de sedes, etc, ricamente documentado nas 144 páginas editoriais. Capa com reserva de verniz alto brilho simulando textura das paredes do imponente escritório principal situado na Avenida Faria Lima, São Paulo. Projeto de desenvolvimento de formato, diagramação, direção de arte para retratos, edição fotográfica e produção gráfica geral.

Restart | Coração na Mão

Projeto gráfico de capa e miolo aprovados conforme enviado à editora para finalização. Criei também as ilustrações dos rapazes da band teen nacional, grupo de maior sucesso no Brasil, no momento da publicação.

Crianças do Consumo

Crianças do Consumo: design para capa de livro sobre os riscos da  crescente obesidade infantil em todo o mundo, com foco nos malefícios do marketing direcionado às crianças. Ilustrações de massinha, criadas por Morandini, mostram um menino de frente e de costas, com uma chapa de raio-x nas mãos. Dentro da barriga, junk-food, i-pods e celulares. Logotipo (logo) desenvolvido para a ONG.